Blog Post

Sustentabilidade empresarial: O que é e qual a sua importância

Leia Mais

Quando falamos de ações de sustentabilidade, muitas empresas acreditam que estamos nos referindo apenas às questões ambientais, mas sustentabilidade ambiental vai muito além. Ela visa também o crescimento da comunidade ao seu redor e da sociedade.

O que é a sustentabilidade empresarial? 

Quando falamos da aplicação de um desenvolvimento sustentável em um negócio, o conceito pode ser definido como o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. Resumindo, é o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Mas, atenção, para que a sustentabilidade nas organizações seja realmente efetiva, é muito importante que a consciência ambiental faça parte da estratégia de negócio e seja colocada em prática por meio de atitudes éticas que estimulem seu crescimento econômico e ajudem a reduzir possíveis danos.

Qual a importância da sustentabilidade empresarial? 

Não sei se você já reparou, mas os consumidores estão cada vez mais exigentes e com isso buscam produtos e serviços que estejam alinhados aos seus valores e a consciência ambiental é um deles. Com isso, as empresas que se preocupam com seu impacto socioambiental estão crescendo devido às suas práticas relacionadas ao meio ambiente e à sociedade.

Esse fenômeno acontece porque além de contribuir para uma imagem positiva da empresa, as práticas sustentáveis contribuem para o crescimento do negócio, afinal, as ações de reciclagem, reaproveitamento de matéria-prima e reúso da água, por exemplo, ajudam a reduzir os custos de produção.

Além disso, é importante ressaltar que as empresas que não têm ações de preservação ambiental passam uma imagem negativa para o público e perdem espaço para os concorrentes que realizam práticas sustentáveis.

Por que praticar a sustentabilidade empresarial? 

Com a prática da sustentabilidade empresarial você garante o aumento do engajamento dos colaboradores, que é  um dos recursos mais importantes de uma organização. Atualmente, as pessoas buscam sentir que seu trabalho é parte de algo maior e que traz impactos positivos para a sociedade. Dessa forma, uma empresa que realiza práticas sustentáveis tem uma imagem positiva com o público externo (o cliente final) e também com o interno (os colaboradores).

Mas, fique atento, para que essa percepção aconteça, é essencial promover ações para melhorar o clima organizacional e incentivar relacionamentos saudáveis entre as equipes. Essas estratégias fazem parte do âmbito social da sustentabilidade, que pode ser colocada em prática das seguintes formas:

  •  Implementação de projetos que incentivem a igualdade e a diversidade entre os colaboradores;
  • Implementação de projetos que incentivem a saúde e o bem-estar da comunidade em que a empresa está inserida.

Entenda, para isso, é fundamental que os gestores estejam alinhados e tenham as mesmas preocupações, para que a estratégia seja colocada em prática de uma maneira efetiva. Ou seja, esse conceito está relacionado à ideia de que o crescimento de um negócio não deve trazer benefícios apenas aos seus proprietários. Para que uma empresa seja bem-sucedida, os colaboradores, fornecedores, consumidores e o meio ambiente também devem se beneficiar.

4 exemplos de sustentabilidade para a sua empresa se inspirar

Leia Mais

A sustentabilidade empresarial não é só uma questão de responsabilidade ambiental e social. Ela tem grande peso nas tomadas de decisão estratégica das empresas. Afinal, muitos consumidores buscam produtos e serviços que estejam alinhados aos seus valores e a consciência ambiental é um deles.

Com isso, as empresas que se preocupam com seu impacto socioambiental estão crescendo devido às suas práticas relacionadas ao meio ambiente e à sociedade.

Mas quais os desafios de se implementar uma política sustentável para seu negócio? Você já deve ter lido muito a respeito da sustentabilidade e dos benefícios que ela pode trazer para seu negócio. Mas como implementá-la sem comprometer o faturamento da empresa? Confira abaixo 4 exemplos.

4 exemplos de sustentabilidade para aplicar na sua empresa

1 – Comece dando adeus aos descartáveis: para isso, vale a pena apostar em utensílios reutilizáveis com a logo da empresa. Assim, você fortalece sua marca e ajuda na conscientização de seus colaboradores;

2- Busque por fornecedores locais: muitas vezes, as matérias-primas viajam muitos quilômetros para chegar até o seu negócio. Logo, isso envolve muita poluição. Procure por fornecedores na sua cidade. Pode ser muito mais econômico, além de incentivar a economia local e favorecer o ecossistema;

3 – Incentive o uso de transportes alternativos: Que tal incentivar os seus colaboradores a utilizarem o transporte coletivo ou a irem trabalhar de bicicleta? Outra solução eficiente é estimular as caronas solidárias. Assim, é possível ajudar o meio ambiente e promover a socialização da equipe.

4- Coloque a sustentabilidade como métrica de avaliação: na avaliação de desempenho individual, bem como na de departamento, é importante considerar a sustentabilidade como uma métrica. Essa medida pode estimular os comportamentos que estejam de acordo com a cultura organizacional sustentável da empresa. Assim também, é possível oferecer capacitações na área, estimulando novos projetos sustentáveis.

Sustentabilidade empresarial e suas vantagens

O conceito de sustentabilidade empresarial vai além de ações para preservar o meio ambiente. Consiste igualmente em tomar medidas que promovam o resultado financeiro e proporcionem o desenvolvimento de comunidades. Os resultados colhidos por essas ações são bons tanto para a empresa quanto para a sociedade.

Porém, tenha cuidado, o foco não deve ser apenas o marketing, mas é claro que exemplos de sustentabilidade positivos colaboram para a imagem e a saúde da sua marca.

Confira quais são as principais vantagens para a empresa com políticas de desenvolvimento sustentável?

  • Promover o bem-estar com a preservação do meio ambiente;
  • Imagem positiva da marca, contribuindo para a credibilidade e confiança junto aos consumidores, fornecedores, bem como investidores;
  • Vantagem competitiva e diferenciação de mercado;
  • Redução nos custos de produção, gerando economia nos processos da empresa;
  • Satisfação e aumento da produtividade do colaborador por trabalhar em uma empresa sustentável.

Sua empresa já coloca em prática ações de sustentabilidade? Então, conte para a gente!